Qualquer um pode usar o Google Classroom para criar uma sala de aula virtual

Se você tem um projeto educacional e quer uma forma de reunir seus alunos em uma plataforma digital, o Google tem uma ferramenta que pode ajudar. Qualquer pessoa com uma conta pessoal do Google pode criar uma sala de aula na plataforma Classroom. Antes, isso estava restrito apenas para usuários do G Suite for Education.

google-classroom

O Google Classroom é bem simples: você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão — dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor.

O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Classroom funciona na web.

blog oficial do Google lista alguns usos para o Classroom fora da sala de aula, e um deles é no Brasil. O GameDev Society UFRGS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza debates semanais sobre temas como design, arte e programação; e usa a plataforma para informar os membros sobre os próximos encontros, compartilhar recursos e gerenciar tarefas semanais.

O Classroom também ajuda a gerenciar aulas online gratuitas, e a organizar as atividades de um grupo de robótica de escoteiras nos EUA — pode ser melhor do que fazer tudo por e-mail ou por um grupo do Facebook.

Como nota o TechCrunch, abrir o Classroom para mais pessoas pode ajudar a melhorar a versão usada por instituições educacionais, graças a mais feedback; e também poderia ser uma fonte de receita no futuro — contas de educação não têm propagandas, enquanto contas privadas têm anúncios personalizados.

O Google pede que escolas e universidades interessadas no Classroom se inscrevam no G Suite for Education; ele oferece maior controle, segurança e privacidade “que são importantes no ambiente escolar”. Inclusive, ao entrar no serviço com uma conta pessoal, você precisa marcar a opção “Eu li e entendi o aviso acima e não estou usando o Google Sala de aula em uma escola com alunos”.

O G Suite for Education oferece espaço ilimitado no Drive, Gmail e Google Fotos, mais 100 GB para criar Google Sites; tem suporte 24/7 por telefone e e-mail; e garante uptime de 99,9%. Ele não tem anúncios e é gratuito para escolas e universidades públicas; instituições particulares têm que pagar uma taxa por usuário.

 Fonte : Tecnoblog